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CACHOEIRAS DE MACACU COMEMORA 345 ANOS.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA Os primeiros registros de ocupação do território que hoje compõem o Município de Cachoeiras de Macacu datam do final do século XVI. Aproveitando a fertilidade natural dos solos, desenvolveram - se cultivos de mandioca, milho, cana de açúcar, arroz e feijão, num pequeno núcleo agrícola instalado ao redor da antiga capela de Santo Antônio, denominado Santo Antônio de Casseribu. Este núcleo inicial foi elevado à Vila em 15 de maio de 1679, com o nome de Santo Antônio de Sá, criando - se, ao mesmo tempo, o Município do mesmo nome. Entre 1831 e 1835, por conta de uma febre endêmica, conhecida como "Febre de Macacu", houve grande perda de vidas e um significativo processo de êxodo rural, desorganizando as atividades produtivas, levando o Município a uma série de crises. Em novembro de 1857 foram iniciados os trabalhos de construção da Ferrovia, e em abril de 1860 foi inaugurada a primeira seção da Estrada de Ferro de Cantagalo, entre Porto das Caixas e Cachoeiras. Em 1868, a sede municipal foi transferida do núcleo original para a freguesia de Santíssima Trindade de SantAna de Macacu, posteriormente denominada SantAna de Japuíba. No início, para poder vencer os fortes aclives da serra, se utilizou um sistema de cremalheira chamado Fell, que depois foi substituído pelo sistema chamado “total aderência”, com um trilho central entre os dois trilhos normais. Esse sistema, denominado Fell, era o mais apropriado para subir elevações, tendo sido utilizado pela primeira vez, havia dois anos, na construção da estrada de ferro do Monte Cenis, ferrovia que atravessava os Alpes entre a França e a Itália, sistema esse inventado pelo engenheiro John Barraclough Fell. Conta-se que na parada de Boca do Mato, onde se trocavam as locomotivas, no dia da inauguração, o Imperador D. Pedro II e alguns convidados aproveitaram para examinarem a locomotiva Fell e em Juca Penna ou Posto do Penna, onde a locomotiva parou para o abastecimento da caldeira com água, foram ver um grande pontilhão de arco de 15 metros de altura. Na parada do Alto da Serra examinaram igualmente a máquina Fairlie, a primeira de tal sistema no país”. O Trecho entre Cachoeiras de Macacu e Friburgo (ou seja, a subida da serra) foi desativado em 27 de maio 1965, e o trecho inicial, de Porto das Caixas até Cachoeiras, foi suprimido em 1973. Fonte: ‘’A Vida Fluminense, ano 7, n. 315 (10/01/1874), p.1680’’

 acecam.acecam@gmail.com

  Telefone: (21)2649-3033

  Whatsapp: (21)97229-2877

  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

Desenvolvido por Marlon Alves

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UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA Os primeiros registros de ocupação do território que hoje compõem o Município de Cachoeiras de Macacu datam do final do século XVI. Aproveitando a fertilidade natural dos solos, desenvolveram - se cultivos de mandioca, milho, cana de açúcar, arroz e feijão, num pequeno núcleo agrícola instalado ao redor da antiga capela de Santo Antônio, denominado Santo Antônio de Casseribu. Este núcleo inicial foi elevado à Vila em 15 de maio de 1679, com o nome de Santo Antônio de Sá, criando - se, ao mesmo tempo, o Município do mesmo nome. Entre 1831 e 1835, por conta de uma febre endêmica, conhecida como "Febre de Macacu", houve grande perda de vidas e um significativo processo de êxodo rural, desorganizando as atividades produtivas, levando o Município a uma série de crises. Em novembro de 1857 foram iniciados os trabalhos de construção da Ferrovia, e em abril de 1860 foi inaugurada a primeira seção da Estrada de Ferro de Cantagalo, entre Porto das Caixas e Cachoeiras. Em 1868, a sede municipal foi transferida do núcleo original para a freguesia de Santíssima Trindade de SantAna de Macacu, posteriormente denominada SantAna de Japuíba. No início, para poder vencer os fortes aclives da serra, se utilizou um sistema de cremalheira chamado Fell, que depois foi substituído pelo sistema chamado “total aderência”, com um trilho central entre os dois trilhos normais. Esse sistema, denominado Fell, era o mais apropriado para subir elevações, tendo sido utilizado pela primeira vez, havia dois anos, na construção da estrada de ferro do Monte Cenis, ferrovia que atravessava os Alpes entre a França e a Itália, sistema esse inventado pelo engenheiro John Barraclough Fell. Conta-se que na parada de Boca do Mato, onde se trocavam as locomotivas, no dia da inauguração, o Imperador D. Pedro II e alguns convidados aproveitaram para examinarem a locomotiva Fell e em Juca Penna ou Posto do Penna, onde a locomotiva parou para o abastecimento da caldeira com água, foram ver um grande pontilhão de arco de 15 metros de altura. Na parada do Alto da Serra examinaram igualmente a máquina Fairlie, a primeira de tal sistema no país”. O Trecho entre Cachoeiras de Macacu e Friburgo (ou seja, a subida da serra) foi desativado em 27 de maio 1965, e o trecho inicial, de Porto das Caixas até Cachoeiras, foi suprimido em 1973. Fonte: ‘’A Vida Fluminense, ano 7, n. 315 (10/01/1874), p.1680’’

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