Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Num cenário em que os serviços ocupam, de forma irreversível, uma fatia crescente dos gastos das famílias em escala global, o desafio é encontrar maneiras de agregar serviços a produtos e marcas, oferecendo soluções completas.
Vale lembrar que, entre as cinco maiores economias do mundo, os serviços representam, em média, 80% do PIB — com exceção da China, onde essa participação é de 54%, mas também em expansão.
No Brasil, o varejo foi pioneiro na oferta de serviços financeiros integrados aos negócios, com crédito, seguros, cartões, meios de pagamento e outras opções. Carrefour, Pão de Açúcar, Magalu, Renner, Riachuelo, C&A e outros avançaram com bancos próprios ou parcerias estratégicas. No entanto, ainda há tímidos avanços em outras áreas — reflexo de um modelo de negócios excessivamente focado na revenda de produtos —, o que abre espaço para que marcas e fornecedores tomem a dianteira.
O futuro aponta para um varejo baseado em soluções integradas — produtos combinados com serviços — em resposta às mudanças estruturais no comportamento do consumidor. É uma tendência irreversível: quanto mais desenvolvida uma sociedade, maior o peso dos serviços nos gastos das famílias. Na alimentação, a transformação é especialmente evidente. Cresce a fatia dedicada a alimentos preparados fora do lar (foodservice). Nos EUA, os gastos com alimentos prontos já representam quase 60% do total dos gastos dedicados à alimentação. Essa mudança levou as principais redes de supermercados da Europa, EUA, Coreia e China a ampliar suas áreas de alimentos prontos para consumo, dentro ou fora das lojas. Walmart, Whole Foods, Dominick’s, Coop, Fair Price, Carrefour, entre outros, são exemplos desse movimento. Além disso, nos segmentos de conveniência e proximidade, a oferta de alimentos prontos tem participação crescente no faturamento. Fenômeno semelhante ocorre com as redes de farmácias, como CVS, Boots e Watsons, que vêm expandindo sua atuação com exames médicos, serviços auditivos e oftalmológicos, aplicação de vacinas, monitoramento de saúde e até telemedicina nos Estados Unidos, Inglaterra e na Ásia. Apesar das limitações legais, o avanço de algumas redes de farmácias no Brasil também é marcante, com serviços como vacinação e outros. Destaca-se o que RD, Pague Menos, Araújo, Panvel e outras têm oferecido. Enquanto o varejo ainda hesita na ambição dessa integração, marcas e fornecedores aceleram. Combinam produtos, serviços e experiências em soluções completas para os consumidores. O crescimento dos serviços está diretamente ligado ao amadurecimento das sociedades. Para o varejo, a diferenciação e a fidelização virão da oferta de soluções integradas — idealmente com marcas próprias. Fornecedores e marcas também reconhecem que a conexão com o consumidor exige um reposicionamento estratégico: integração de produtos, serviços, canais de distribuição e experiências, com foco em gerar valor e melhoria da rentabilidade. E com o privilégio do relacionamento direto e as informações em tempo real do comportamento do mercado. A competição por relevância integrando produtos, marcas, serviços e soluções será cada vez mais intensa. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br