Notícias



Os desafios estruturais do trabalho no mundo pós-IA.

No Brasil e nos Estados Unidos, os indicadores de desemprego estão nos seus patamares históricos mais baixos, com tendência de continuidade de queda. E com um cenário em que se antevê a potencial substituição de mão de obra por tecnologia potencializada pela Inteligência Artificial (IA), ao mesmo tempo em que parte das novas gerações discrimina empresas com menor flexibilidade no vetor de home office. No setor de tecnologia, a diferença cambial entre economias mais e menos desenvolvidas privilegia o multiemprego, ou seja, poder trabalhar para mais de uma empresa do setor em diferentes geografias. No Brasil, os diferentes programas de auxílio que atendem perto de 21 milhões de famílias desestimulam o vínculo formal de emprego via CLT. Ao mesmo tempo em que os custos sociais atrelados ao emprego formal ajudam a alavancar o microempreendedorismo individual, que já reúne perto de 15 milhões de pessoas. E em crescimento. Algumas são questões globais que transformam de forma definitiva o cenário estrutural do emprego. Outras são mais locais e contribuem para ampliar a magnitude do desafio. E que nos setores de varejo e hospitalidade, no âmbito global e na realidade brasileira, têm problemas ainda maiores pelas questões que envolvem trabalho nos fins de semana ou as limitações do home office. Para além de tudo isso, os hiperempoderados omniconsumidores pelo aumento da oferta e mais os recursos da IA aumentam a demanda por mais experiência, interação e toque humano nas suas relações com produtos e marcas nos diferentes canais. Para ampliar a dimensão dos desafios, é fundamental levar em conta que os cenários mais competitivos pela ampliação da concorrência e foco no valor pedem estruturas e processos mais enxutos, simples, racionais e, mais importante, com alta produtividade. Em tese a tecnologia, em especial aquela potencializada pela IA na linha de frente e na retaguarda dos negócios, torna-se fator decisivo para encontrar caminhos para, ao mesmo tempo em que racionaliza e torna tudo mais eficiente, pode oferecer soluções, experiências e interações que possam diferenciar e atrair nos diferentes canais, categorias e modelos de negócio. Como todos os desafios do presente, é preciso reconhecer que sua complexidade, amplitude e profundidade exigem ações, estudos e busca de soluções integradas, envolvendo as diferentes categorias, canais, modelos de negócios e organização. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

 acecam.acecam@gmail.com

  Telefone: (21)2649-3033

  Whatsapp: (21)97229-2877

  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

Desenvolvido por Marlon Alves

Notícias



Os desafios estruturais do trabalho no mundo pós-IA.

No Brasil e nos Estados Unidos, os indicadores de desemprego estão nos seus patamares históricos mais baixos, com tendência de continuidade de queda. E com um cenário em que se antevê a potencial substituição de mão de obra por tecnologia potencializada pela Inteligência Artificial (IA), ao mesmo tempo em que parte das novas gerações discrimina empresas com menor flexibilidade no vetor de home office. No setor de tecnologia, a diferença cambial entre economias mais e menos desenvolvidas privilegia o multiemprego, ou seja, poder trabalhar para mais de uma empresa do setor em diferentes geografias. No Brasil, os diferentes programas de auxílio que atendem perto de 21 milhões de famílias desestimulam o vínculo formal de emprego via CLT. Ao mesmo tempo em que os custos sociais atrelados ao emprego formal ajudam a alavancar o microempreendedorismo individual, que já reúne perto de 15 milhões de pessoas. E em crescimento. Algumas são questões globais que transformam de forma definitiva o cenário estrutural do emprego. Outras são mais locais e contribuem para ampliar a magnitude do desafio. E que nos setores de varejo e hospitalidade, no âmbito global e na realidade brasileira, têm problemas ainda maiores pelas questões que envolvem trabalho nos fins de semana ou as limitações do home office. Para além de tudo isso, os hiperempoderados omniconsumidores pelo aumento da oferta e mais os recursos da IA aumentam a demanda por mais experiência, interação e toque humano nas suas relações com produtos e marcas nos diferentes canais. Para ampliar a dimensão dos desafios, é fundamental levar em conta que os cenários mais competitivos pela ampliação da concorrência e foco no valor pedem estruturas e processos mais enxutos, simples, racionais e, mais importante, com alta produtividade. Em tese a tecnologia, em especial aquela potencializada pela IA na linha de frente e na retaguarda dos negócios, torna-se fator decisivo para encontrar caminhos para, ao mesmo tempo em que racionaliza e torna tudo mais eficiente, pode oferecer soluções, experiências e interações que possam diferenciar e atrair nos diferentes canais, categorias e modelos de negócio. Como todos os desafios do presente, é preciso reconhecer que sua complexidade, amplitude e profundidade exigem ações, estudos e busca de soluções integradas, envolvendo as diferentes categorias, canais, modelos de negócios e organização. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

 acecam.acecam@gmail.com

  Telefone: (21)2649-3033

  Whatsapp: (21)97229-2877

  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

Desenvolvido por Marlon Alves