Fecomércio alerta para um cenário econômico desafiador em 2025
O cenário econômico nacional em 2025 aponta para um período desafiador aos empresários do comércio varejista. Apesar dos números positivos registrados no acumulado do ano passado, a inflação acima do teto da meta e o ciclo de alta da taxa Selic devem levar a uma desaceleração gradual da economia ao longo dos próximos meses. Os dados positivos refletem uma realidade diferente da performance das empresas. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB), com crescimento de 3,4%, melhor desempenho desde 2021, contrasta com o número recorde de pedidos de recuperação judicial e falência.
Para a assessoria da Fecomércio, os pilares do avanço do PIB de 2024 estão calcados na alta da geração de emprego, atingindo quase 1,7 milhão de vagas; no aumento da concessão de crédito das famílias (12,9%); na baixa do saldo nas poupanças; na injeção dos recursos provenientes do pagamento de precatórios; e no impulsionamento pelos gastos do governo federal. Esses fatores alavancaram o consumo da população, mas sem qualquer mudança estrutural relevante que tenha propiciado um crescimento sustentável da economia brasileira a longo prazo.
Diante dessa perspectiva, a recomendação é de uma certa dose de cautela aos empresários para fazer investimentos e formar estoque. Além disso, alerta os empresários que pretendem recorrer aos bancos — os juros das principais linhas de crédito estão mais elevados e devem continuar a crescer. “Nesse contexto, as empresas do setor precisarão ajustar as estratégias para manter a competitividade e preservar margens em um possível cenário de menor crescimento em 2025”.Fonte: https://www.fecomercio.com.br/noticia/fecomercio.