Notícias



Transformação no varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

Especialistas dão dicas para empreendedores superarem dificuldades clássicas do setor, como digitalização e diversificação de métodos de pagamento. O pequeno varejo enfrenta uma série de desafios diários, que vão da dificuldade em manter o fluxo de caixa até a concorrência acirrada com grandes redes e o comércio eletrônico. Essas dores, muitas vezes invisíveis aos olhos do consumidor, exigem dos empreendedores resiliência, criatividade e estratégias bem definidas para manter o negócio sustentável. Diante disso, acompanhar tendências que confrontam problemas comuns ao setor é indispensável. Dos esforços para digitalizar a operação à oferta de uma grande variedade de produtos, canais de aquisição e métodos de pagamento, os caminhos para manter a competitividade em alta e manter-se relevante e atualizado em meio a rápida transformação do setor são muitos. A corrida pela digitalização acompanha o pequeno varejo há tempos. Com a pandemia e a transformação digital imposta pelo período, o ritmo esteve mais acelerado, forçando comércios (físicos ou digitais) a adotarem práticas que reforcem — e, ao mesmo tempo, ajudem a acelerar o passo rumo à transformação digital completa. Chegar a esse patamar, porém, ainda é um entrave para muitos varejistas. Não se trata apenas de vender online. A transformação digital exige repensar processos internos, organizar melhor a operação, tornar o atendimento mais eficiente e acompanhar o comportamento do consumidor com mais agilidade. É uma jornada estratégica, e não apenas uma questão de tecnologia. Para o pequeno varejo, acompanhar essas mudanças e adaptá-las à sua realidade, de maneira prática e estratégica, pode fazer toda a diferença. Para empresas que desejam superar tal obstáculo, o primeiro passo, é ter uma visão holística sobre o negócio, seu atual momento e onde estão os gargalos operacionais que podem ser facilmente resolvidos com ajuda da tecnologia nesta busca por digitalização. O ideal é testar novas ferramentas em pequena escala, acompanhar os resultados e ir evoluindo de forma contínua. Da porta para dentro, é preciso também entender como a tecnologia pode auxiliar no crescimento do negócio, automatizando tarefas manuais e repetitivas, com o uso de ferramentas que ajudam a acompanhar o desempenho, controlar prazos e integrar diferentes áreas. A operação com margens apertadas e a ausência de autonomia também impedem que muitos empreendedores criem ofertas competitivas e fidelizem seus clientes. Automatizar processos como análise de crédito, conciliação e cobrança aumenta a eficiência e libera tempo para decisões estratégicas. A IA traz previsibilidade e controle de risco. Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios

 acecam.acecam@gmail.com

  Telefone: (21)2649-3033

  Whatsapp: (21)97229-2877

  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

Desenvolvido por Marlon Alves

Notícias



Transformação no varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

Especialistas dão dicas para empreendedores superarem dificuldades clássicas do setor, como digitalização e diversificação de métodos de pagamento. O pequeno varejo enfrenta uma série de desafios diários, que vão da dificuldade em manter o fluxo de caixa até a concorrência acirrada com grandes redes e o comércio eletrônico. Essas dores, muitas vezes invisíveis aos olhos do consumidor, exigem dos empreendedores resiliência, criatividade e estratégias bem definidas para manter o negócio sustentável. Diante disso, acompanhar tendências que confrontam problemas comuns ao setor é indispensável. Dos esforços para digitalizar a operação à oferta de uma grande variedade de produtos, canais de aquisição e métodos de pagamento, os caminhos para manter a competitividade em alta e manter-se relevante e atualizado em meio a rápida transformação do setor são muitos. A corrida pela digitalização acompanha o pequeno varejo há tempos. Com a pandemia e a transformação digital imposta pelo período, o ritmo esteve mais acelerado, forçando comércios (físicos ou digitais) a adotarem práticas que reforcem — e, ao mesmo tempo, ajudem a acelerar o passo rumo à transformação digital completa. Chegar a esse patamar, porém, ainda é um entrave para muitos varejistas. Não se trata apenas de vender online. A transformação digital exige repensar processos internos, organizar melhor a operação, tornar o atendimento mais eficiente e acompanhar o comportamento do consumidor com mais agilidade. É uma jornada estratégica, e não apenas uma questão de tecnologia. Para o pequeno varejo, acompanhar essas mudanças e adaptá-las à sua realidade, de maneira prática e estratégica, pode fazer toda a diferença. Para empresas que desejam superar tal obstáculo, o primeiro passo, é ter uma visão holística sobre o negócio, seu atual momento e onde estão os gargalos operacionais que podem ser facilmente resolvidos com ajuda da tecnologia nesta busca por digitalização. O ideal é testar novas ferramentas em pequena escala, acompanhar os resultados e ir evoluindo de forma contínua. Da porta para dentro, é preciso também entender como a tecnologia pode auxiliar no crescimento do negócio, automatizando tarefas manuais e repetitivas, com o uso de ferramentas que ajudam a acompanhar o desempenho, controlar prazos e integrar diferentes áreas. A operação com margens apertadas e a ausência de autonomia também impedem que muitos empreendedores criem ofertas competitivas e fidelizem seus clientes. Automatizar processos como análise de crédito, conciliação e cobrança aumenta a eficiência e libera tempo para decisões estratégicas. A IA traz previsibilidade e controle de risco. Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios

 acecam.acecam@gmail.com

  Telefone: (21)2649-3033

  Whatsapp: (21)97229-2877

  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

Desenvolvido por Marlon Alves