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Evitar a falta de produtos vira desafio para os supermercados

Três em cada 10 clientes procuram outra loja quando não encontram os produtos desejados. Outros 37% optam por comprar uma marca diferente, segundo levantamento da Neogrid. A falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas. Segundo levantamento feito pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente. “Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia”, explica Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid. Os dados sobre ruptura de estoque, índice que mede a indisponibilidade de produtos, apontam que o patamar subiu de 10,70%, em outubro de 2022, para 14,10%, em novembro de 2023, com pico de 15,20%. No entanto, a curva de ruptura vem alcançando uma estabilidade desde o final do ano passado. No e-commerce, a ruptura é maior, de acordo com a Lett, marca da Neogrid especializada em Trade Marketing Digital. As categorias com os maiores índices de indisponibilidade no ano passado foram peixes, com 59,55%, carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%). “Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, destaca Munhoz. Essa situação, tão corriqueira no dia a dia dos consumidores, nunca esteve tão em pauta em reuniões de executivos das indústrias e dos supermercados. De cada 100 itens que o consumidor quer comprar em um supermercado no Brasil, 9,8 ele não encontra, de acordo com o mais recente levantamento da NeoGrid, empresa que mensura a chamada ruptura de produtos nas gôndolas de 10 mil lojas de 150 redes espalhadas pelo país. Com base nas informações que possui dos supermercados, a NeoGrid estima que uma loja poderia vender quase 4% mais, se tivesse um índice de ruptura próximo de zero. Para Munhoz, a ruptura de produtos nos supermercados no país é um problema que ainda está longe de ser resolvido. A cultura, diz ele, é mais forte do que a razão. A pesquisa foi realizada online, na plataforma de pesquisa da Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil consumidores de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

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  Cachoeiras de Macacu-RJ CEP: 28680000

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Evitar a falta de produtos vira desafio para os supermercados

Três em cada 10 clientes procuram outra loja quando não encontram os produtos desejados. Outros 37% optam por comprar uma marca diferente, segundo levantamento da Neogrid. A falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas. Segundo levantamento feito pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente. “Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia”, explica Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid. Os dados sobre ruptura de estoque, índice que mede a indisponibilidade de produtos, apontam que o patamar subiu de 10,70%, em outubro de 2022, para 14,10%, em novembro de 2023, com pico de 15,20%. No entanto, a curva de ruptura vem alcançando uma estabilidade desde o final do ano passado. No e-commerce, a ruptura é maior, de acordo com a Lett, marca da Neogrid especializada em Trade Marketing Digital. As categorias com os maiores índices de indisponibilidade no ano passado foram peixes, com 59,55%, carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%). “Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, destaca Munhoz. Essa situação, tão corriqueira no dia a dia dos consumidores, nunca esteve tão em pauta em reuniões de executivos das indústrias e dos supermercados. De cada 100 itens que o consumidor quer comprar em um supermercado no Brasil, 9,8 ele não encontra, de acordo com o mais recente levantamento da NeoGrid, empresa que mensura a chamada ruptura de produtos nas gôndolas de 10 mil lojas de 150 redes espalhadas pelo país. Com base nas informações que possui dos supermercados, a NeoGrid estima que uma loja poderia vender quase 4% mais, se tivesse um índice de ruptura próximo de zero. Para Munhoz, a ruptura de produtos nos supermercados no país é um problema que ainda está longe de ser resolvido. A cultura, diz ele, é mais forte do que a razão. A pesquisa foi realizada online, na plataforma de pesquisa da Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil consumidores de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br

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